segunda-feira, 14 de maio de 2012

FÓRUM REGIONAL AVALIA VIAGEM A BRASÍLIA


                                Mais uma vez o vereador José Vitor, membro da Executiva do Fórum Regional de Desenvolvimento, Manejo das Águas e Combate aos Efeitos das Estiagens, esteve representando a Câmara de Vereadores de Candiota, juntamente com a comissão de Estiagem da Câmara, em Várias audiências em Brasília, onde o Fórum foi representado por 20 vereadores dos 5 municípios da abrangência do mesmo na busca de recursos para Candiota e Região, nenhum Prefeito acompanhou a Comitiva.



                No dia 04 de maio a Executiva do Fórum Reuniu-se para avaliar a viagem a Brasília.  A viagem foi altamente positiva.  

               Quatro temas foram considerados pautas essenciais para o progresso e o desenvolvimento da região, e discutidos em diversos Ministérios e no Congresso Nacional.

1-    a importância do asfaltamento da Rodovia Transcampesina que é uma rodovia que corta a zona rural dos municípios de Herval. P.Altas, Candiota, Hulha e Aceguá;

2-    no Ministério da Integração conforme José Vitor foi feito um grande debate em três temas de muita importância para os municípios: armazenamento, tratamento e distribuição de água para o pequeno produtor rural. Participaram o Secretário Nacional de Irrigação DR. Ramon Rodrigues, o Secretário Nacional de Defesa Civil. Cel. Humberto Viana e o Secretário Nacional de Desenvolvimento Regional, Dr. Sergio Castro, Conforme José Vitor a cada 10 anos 7 a 8 anos são de seca, e até o momento somente soluções paliativas foram feitas, o que é preciso são altos investimentos criando medidas estruturantes para que a situação seja resolvida de forma definitiva. Conforme Vitor não é somente produzir água, é preciso armazenar e distribuir esta água a população.

Do encontro ficou acertado que ainda neste mês de maio, uma equipe do ministério vira a região para levantamento técnico e elaboração dos projetos técnicos;

3-    TRÊS MILHÕES PARA BACIA LEITEIRA, neste tema em uma reunião no Ministério do Desenvolvimento Agrário (M.D.A) ficou garantido recursos de 2 milhões, recursos destinados através de importante ação do Deputado Federal DIONISIO MARCON e com um acerto com a Secretaria de Agricultura do RS.( Sec. Mainardi), mais um milhão que já está depositado totalizando 3 milhões para o pequeno produtor.

4-     Outra ação importante do Fórum foi no Ministério da Agricultura, onde foi agilizado o acompanhamento de recursos do Projeto apresentado pelo Fórum, para Recuperação e Conservação do Solo das propriedades dos pequenos produtores.

5-    Conforme José Vitor, outro Tema de alta relevância abordada, foi com o Diretor de Desenvolvimento dos Assentamentos do INCRA em Brasília, Dr. Luis Gugé Santos Fernandes, foi o endividamento dos pequenos produtores, pois, o pequeno produtor não pode acessar o PRONAF e não podem ter acesso a outros créditos pela divida que tem, entendendo que esta situação precisa ter uma resposta urgente, sob pena dos pequenos agricultores abandonarem o campo indo para as cidades,  criando ali uma situação de miséria.

Obs.: VOCÊ SABIA? Que o Fórum busca os recursos e estes valores são repassados ao CIDEJA que distribui os recursos para as Prefeituras da Região, um trabalho fundamental para implementar ações de desenvolvimento social, de saúde, educação e de infraestrutura.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Todas as postagens serão moderadas antes de publicadas, qualquer postagens em caráter ofensivo,injurioso, ou considerado pela moderação não apto a ser público não será exibido. Postagens anônimas só serão permitidas mediante análise da moderação.

Obrigado a Todos e não deixem de postar. :-)