sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O Peixe vai a escola



"Levantamento feito pelo Ministério da Pesca com base em questionários respondidos por 1.718 prefeituras de todo o País constatou que apenas 10,6% dos municípios (183 do total) incluem peixe na alimentação escolar. Os dados foram colhidos em 2009 pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que, entre outros temas, pesquisou a composição da merenda. Só 5,3% dos municípios (92) colocam pescados ao menos uma vez por semana no cardápio. O aumento no consumo de peixe ajuda a cumprir a lei federal de 2009 que determina que ao menos 30% dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) sejam usados na compra de alimentos da agricultura familiar." ¹

O Peixe é uma fonte importante de nutrientes para o organismo, tem alto nível de proteína e baixo teor de gordura. É um excelente alimento para crianças, jovens e adultos, é composto em média de 20% de proteína que contribui para formação corporal. A gordura do peixe é saudável e contém ácidos graxos como ômega 3 que contribuem para a redução do risco de desenvolver doenças cárdio-vasculares, como também ajuda no tratamento de pressão alta, coagulação do sangue e artrites.


Benefícios associados ao consumo de peixes:

•Os peixes são ricos em ômega 3.
•Diminui a taxa de colesterol;
•Atua nas células nervosas ;
•Diminui o risco de doenças coronárias e arteriosclerose;
•Atua no processo das inflamações, controle da pressão alta;
•Atua na manutenção do peso ideal, através do controle do apetite;
•Fonte de proteínas de elevado conteúdo nutritivo;
•etc. ²
O PEIXE VAI A ESCOLA

Ciente da importância do peixe na merenda escola apresentamos o Anteprojeto de Lei nº 09, Protocolo nº 450 de 31 de Outubro de 2011. Conforme Documentos abaixo.

Documento - Justificativa

ANTEPROJETO - PARTE 01

ANTEPROJETO - 02

Este anteprojeto não beneficiará somente a Rede estudantil mas também os criadores de alivinos, principalmente os de nosso município, gerando mais uma fonte de renda aos pequenos produtores e as famílias que vivem de agricultura familiar.



¹ - Fonte: Matéria Jornal Estadão
² - Fonte: CyberDiet Terra Online

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO!!! Todas as postagens serão moderadas antes de publicadas, qualquer postagens em caráter ofensivo,injurioso, ou considerado pela moderação não apto a ser público não será exibido. Postagens anônimas só serão permitidas mediante análise da moderação.

Obrigado a Todos e não deixem de postar. :-)